sexta-feira, 4 de março de 2011

Em quanta paixão cabe a humilhação ou vice versa?!

Acabei de ler "Fora de mim" da Martha Medeiros, e apesar de se parecer um pouco com o estilo "auto ajuda" disfarçado, gostei. Ela conta a desilusão de uma paixão acabada sob o olhar da mulher que volta a ser ela mesma 4 anos depois da separação.
Falando assim pode parecer só mais um romance, mas não, não é. Ela consegue contar sobre os desvarios de uma pessoa apaixonada e das humilhações à que essa pessoa pode se submeter pra não ser abandonada, de uma forma engraçada e leve. Nada parecido com o que normalmente vemos por aí nesse tipo de literatura.
E, a partir do livro comecei a pensar em quantas pessoas estão passando exatamente por isso agora! Quantas já passaram (me incluindo!) e quantas outras tantas ainda irão passar... Tem também as que irão reincidir nesse crime! (risos)
Tanto quanto ia lendo o livro ia pensando: Já fiz isso! Que horror!
Quantos homens e mulheres mudam completamente seu jeito de pensar e de agir para agradar a pessoa amada?! Impossível dizer que pelo menos uma vez em toda sua vida você já não tenha feito isso ou que não vá fazer! Eu mesma já me tornei o avesso de mim só para agradar alguém e até hoje tento voltar completamente à minha essência, sim, porque muitas vezes sobram resquicios que mesmo depois do amor já ter acabado, demoram anos para desaparecer.
E quantas vezes cometemos atos insanos só para seduzir a pessoa objeto do nosso desejo?
Sabe, além de leitora compulsiva, sou também BBBmaníaca (sem vergonha nehuma de assumir isso!) e nessa edição temos uma apaixonada descontrolada dentro da casa: Maria!
Coitada, com toda a lasciva que existe dentro dela, ela já não sabe mais o que fazer pra (re)conquistar Maurício. Ela se exibe, se insinua. E ele continua estático! Então ela esbraveja e grita como ele pode resistir à todos seus encantos?! Ela se humilha, implora o amor dele em rede nacional!
E, exatamente por isso, cada vez mais afasta Maurício de si!
Pelo menos temos que admitir, ela não mudou o que ela era! Já estava acustumada à exibições de seu corpo como mera forma de sedução alheia. Se sustentava nisso, sendo isso o que fazia de melhor aqui fora! (E tenho que dizer e deixar bem claro que não tenho nada contra isso, cada um ganha dinheiro da forma que sabe e pode!)
E ela pensa: Como pode esse cara resistir aos meus dotes quando tantos outros matariam para estar no lugar dele?!
Pois é, Maria tem sofrido de rejeição! E como suas táticas comuns não funcionaram, ela se humilha, se ajoelha aos pés do homem "amado" implorando seu perdão por quase ter sucumbido ao desejo de se entregar à outro homem enquanto Maurício se fazia ausente. O que ela não sabe, é que de nada isso tem a ver com o afastamento dele. Ele se fasta por não saber lidar com o furacão que é Maria, que se comporta extremamente exibicionista frente às câmeras, ao invés de interpretar uma garotinha indefesa como era o sonho dele! Maria, diferente do livro de Martha Medeiros, peca por ser ela mesma! E peca mais (e disso ela poderá se arrepender um dia) por se humilhar implorando o amor de alguém que não a quer! Pelo menos não em rede nacional, onde ele ainda pode ser julgado (por uma sociedade machista) por isso!

2 comentários:

  1. Nossa !!! Quanto tempo , hein ?
    Olha... Achei bem interessante o post ,viu?
    Vou procurar o livro , fiquei curioso =)
    Até !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Franklin!

    Eu tenho o livro, se quiser te empresto...

    bjs!!

    ResponderExcluir