terça-feira, 23 de março de 2010

Bacharel em Direito é um vácuo!

Depois de muito tempo estou de volta ao Mistureba.
Ninguém imagina como pode ser a vida de uma bacharel em Direito. (rs!) Sim, pq ninguém imagina o quão vaga é ser simplesmente uma bacharel em Direito. Porque se você é bacharel em Psicologia, você é um psicólogo, se é em Framácia, é um farmaceutico, se é em Biologia, é um biólogo. Mas se é em Direito, não é nada, é só um vácuo. Só se torna advogado o bacharel em Direito que presta o Exame da Ordem e PASSA.
Atualmente eu sou um vácuo, pq me formei em Direito mas não fiz a prova da Ordem, ou seja, não posso advogar, istoé, não me serviu para nada ter feito a faculdade no fim das contas. Tudo bem, eu já não era muito fã dessa profissão mesmo e tive certeza disso já no meio da faculdade. Ouvindo todos os sábios conselhos que me deram, terminei o curso (Pra quem já tinha passado da metade não custava nada né... vai nessa! Mas esse não é o foco aqui!). Após a formatura fui trabalhar (estagiando) com o dito Direito, o que só me fez concretizar o que eu já pensava. Não era a minha. E além de não ser uma profissão que traga lá grandes vantagens ( Pq pra ser um bom advogado e ganhar dinheiro vc tem que deixar os escrúpulos, a dignidade e quase toada a humildade e humanidade guardados numa gaveta bem trancada em casa. E eu não era boa nisso. ), vc ainda tem que estudar pra c*c*t* pra tirar a "grande" Carteira da OAB, pq nada que vc estudou na faculdade te servirá, pode ter certeza disso. E é bom se matricular em um cursinho (que em geral é de algum bambambam, tipo, promotor, desembargador...), sem eles vc nunca conseguirá mesmo. Não conheço um só bacharel em Direito que tenha passado nessa prova sem ter feito nem um cursinho que fosse. E mesmo assim não é garantido que vc passe não. Alias, as chances são abaixo de 60%.
E memso com todo esse processo e toda dificuldade, eu me pergunto pq ainda tem tanto advogado ruim nesse país. Sim, pq era pra só ter elite. Ou então isso é a prova de que o sistema é fálio. De nada adianta essa prova. (Além de ser injusta e de ônus altíssimo, a última foi R$ 160,00 a inscrição.) Advogados não se formam numa prova, se formam no dia a dia, na vivência da profissão, no acompanhamento de processosm (reais!), não na teoria (que é necessária, é claro) mas na prática. Não se deve obrigar os profissionais do Direito a prestarem uma prova pra poderem exercer sua atividade, deve-se sim, inspecionar melhor as instituiçõse de ensino pra que elas prestem o serviço ao qual se comprometeram, formar advogados capacitados, para que tenham melhores laboratórios práticos e todo o resto necessário à capacitação de profissionais de qualidade.
Não é justo com o bacharel em Direito, que depois de permanecer na faculdade por 5 anos ainda tenha que prestar uma prova que além de ser onerosa ainda ultrapassa os conteúdos dados durante o curso na faculdade.
Parece-me que essa prova só continua sendo realizada pois é bem lucrativa para seus organizadores e também para os donos dos cursinhos preparatórios que venhamos e convenhamos são em sua maioria as pessoas que têem o poder para acabar com esse desrespeito com o formado, ora, pq são eles os Promotores, Juízes e Desembargadores.
E como já expliquei anteriormente, não levanto essa bandeira pq não passei no Exame de Ordem, visto que nem cheguei a prestá-lo, e não tenho a menor intenção de fazê-lo adiante, mas sim pq acho de extrema injustiça com meus colegas que querem advogar e não podem pq não tem como pagar a inscrição ou pq simplesmente, apesar de terem se preparado durante e após a faculdade ainda não conseguiram ser aprovados no Exame. E muitos deles talvez seriam ótimos advogados, muito melhores do que vários que estão por aí.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc! É um absurdo que se exiga esse tipo de prova para podermos exercer a "tão sonhada profissão", um desrespeito por passarmos 5 anos em um curso de altissimo custo, extremamente exaustivo e ainda termos que provar (não sei pra quem) de que somos dignos de advogarmos!

    ResponderExcluir
  2. É Carol, isso é um absurdo... e o único jeito disso acabar é nos mobilizarmos. Quero só ver o que eles vão fazer se houver um boicote em massa do Exame!!

    ResponderExcluir