segunda-feira, 29 de junho de 2009

Falando SÉRIO!

Olha a gente aí!! =/


Oi gente!! Hoje vim falar sério.
Como já disse anteriormente, sou formada em Direito, faço estágio num escritório e semana passada aconteceu uma coisa que me deixou revoltada!
Fui numa Vara Federal tentar ver um processo de um cliente que teve inicio no final de 2007 e qual foi minha surpresa quando cheguei no cartório e o atendente me disse que o processo estava concluso, agora pasmem, desde novembro de 2008. Como pode um processo ficar concluso por 7 meses?!
Para quem não sabe, concluso é quando o processo se encontra no gabinete do juiz para que ele dê despachos, sentenças... dê andamento ao processo.
Agora, pior do que descobrir que o processo estava concluso com juiz, foi descobrir que o juiz anterior que pegou o processo não fez nada nele, não deu andamento nenhum. O processo ainda estava na fase inicial, no despacho inicial, concluso para que o juiz despachasse sobre o que o anterior tinha pedido, era uma perícia, e ainda com data a ser marcada caso o despacho fosse ratificado.
Como um processo podia demorar tanto?!
Aí, ainda teremos que esperar uns, pelo menos, 3 meses para que se consiga data para perícia e até seu resultado mais um mês ou dois.
Olhem só, se o juiz que pegou o processo no inicio tivesse feito o que deveria fazer, sim, pois no cartório fui informada que o juiz pegou o processo e ficou com ele parado no gabinete sem fazer nada e o pessoal do cartório só descobriu isso pq no dia da inspeção acharam “ ao acaso” esse processo no meio de outros. Então, talvez se ele tivesse feito o que é pago para fazer, já teríamos sentença, já estaria tudo resolvido e seria menos um processo que não estaria mais abarrotando as prateleiras no judiciário.
Reclamamos muito que a justiça não anda pq é cheia de burocracia, sim, concordo com isso também, mas há os casos como este aqui que não andam pq os nossos juizes, que recebem um salário de no mínimo R$ 12.0000,00, isso bem por baixo, não fazem o que deveriam. E, se é pq existem processos de mais e juizes de menos, que eles peçam que seja realizado novo concurso para contratação de mais pessoal. Senão, o que fica parecendo é que eles não querem é trabalhar. E não acho nada justo o Mmº que ganha esse salário muitas vezes exorbitante chegar no fim do mês e recebe-lo enquanto tantas outras pessoas que recebem 1 salario mínimo (e que na maioria das vezes são as que buscam a justiça – Federal- para desbloquearem o que o INSS bloqueou) fiquem sem o seu rendimento pq o digníssimo juiz não teve tempo (ou não quis ter) de dar andamento ao seu processo, que acabou “perdido” no cartório e que se arrasta lentamente por já 2 anos! E que vai se arrastar sabe-se lá por mais quanto tempo! Isso é um ABSURDO!!!
E nós, estagiários, advogados e pessoas comuns temos que começar a lutar pelos nossos direitos e deixar de ficar calados perante esse DESCASO dos membros do judiciário.

Um comentário:

  1. O pior eh q nós q trabalhamos com a Justiça, sofremos de forma generalizada por ações de "meretrissimos" (isso msm q eu quis dizer) que ganham muito pra fazer pouco, e sujam tanto a imagem ja desgastada da justiça brasileira!!!

    ResponderExcluir